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Representação

Diagnóstico da Loja com Perguntas Estratégicas

  • Foto do escritor: Jefferson Moura
    Jefferson Moura
  • 15 de fev.
  • 5 min de leitura

Atualizado: 19 de mar.

Iniciar o contato com a loja falando de sistema nunca é uma boa ideia, o perfil do nosso cliente geralmente enxerga sistema como "um trabalho a mais" e por isso a abordagem inicial ideal precisa ser a de PRIMEIRO entender as principais dificuldades e dores do cliente fazendo perguntas objetivas que levarão o cliente a refletir sobre a situação atual do seu próprio negócio.


Abaixo detalho um script de base para transformar o primeiro contato em uma avaliação de diagnóstico da loja que dará abertura para apresentar como resolvemos cada questão com o nosso assistente virtual (Sistema autocloud®).



  • Introdução e Contextualização:

    • Apresentação:  Explique brevemente o objetivo da apresentação.

    • Objetivo:  "O objetivo da nossa conversa hoje é entender melhor a sua rotina de trabalho e os desafios que você enfrenta na gestão da sua loja. A partir disso, vamos entender como podemos ajudá-lo a ganhar mais tempo e aumentar as suas vendas utilizando nosso assistente virtual (o próprio autocloud) totalmente focado no seu segmento."

    • Perguntas para Quebrar o Gelo:  Há quanto tempo está no mercado e como você começou? É natural que toda pessoa que empreendeu e chegou até o momento atual operando com a porta aberta, por mais que esteja desorganizado administrativamente falando, tem orgulho da sua trajetória de sucesso. Escute o cliente com atençao e use esse vínculo emocional para criar conexão com ele.

  • Identificação das Dores:

    • Gestão de Leads:  Qual a sua maior dificuldade hoje na gestão de leads (oportunidades) de vendas? A ideia aqui é entender como o cliente acompanha as leads e se ele perde oportunidades por falta de acompanhamento. Mostrando no autocloud®

    • No menu lateral você encontra o módulo de oportunidades que cuida da gestão de leads centralizando as propostas de diversas origens diferentes como portais automotivos, site da loja, Instagram e facebook.

      Módulo de Oportunidades (CRM)
      Módulo de Oportunidades (CRM)

    • Ferramenta de Margem de Veículos: Você utiliza alguma ferramenta para calcular a margem de lucro de cada veículo? Como você realiza esse cálculo hoje? Aqui, você pode explorar se o cálculo da margem é manual, eficiente ou ineficiente e apresentar esse recurso dentro do autocloud® mostrando como podemos resolver isso automaticamente.

      Mostrando no autocloud® Você encontra uma visão clara da margem geral no painel principal na opção MARGEM ou dentro do próprio detalhe do veículo como nas figuras abaixo.

      Painel Principal - MARGEM
      Painel Principal - MARGEM
      Detalhe do Veículo
      Detalhe do Veículo
    • Visão Financeira Centralizada: Como é a clareza da situação financeira da loja, você enxerga tudo em um único lugar? Independente da resposta introduza o sistema como uma solução que centraliza essas informações em tempo real apresentando a opção FINANCEIRO no painel principal ou o PAINEL FINANCEIRO completo no menu lateral. Mostrando no autocloud® Uma visão sintetizada do CONTAS A RECEBER E CONTAS A PAGAR, além de enxergar o saldo de todas as contas de movimentação da loja (bancos, caixinha da loja, etc.)

      FINANCEIRO no painel principal
      FINANCEIRO no painel principal

      O PAINEL FINANCEIRO principal localizado no menu lateral também pode ser utilizado para ilustrar de forma prática como as informações financeiras são centralizadas e organizadas dentro do autocloud®

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    • Cadastro e Gestão de Veículos: Como você gerencia os dados dos veículos atualmente? Há algo que você gostaria de melhorar nesse processo? Explorar se há dificuldades com organização e acompanhamento das informações dos veículos atualmente na loja.

      Mostrando no autocloud® No autocloud® centralizamos todas as informações relevantes do veículo em um único lugar, onde você encontra dentro do DETALHE DO VEÍCULO as seguintes informações:

      • Informações do veículo

      • Fotos

      • Receitas e Custos

      • Custos com Pós Venda

      • Margem

      • Negociação de entrada (compra, consignação e troca)

      • Negocioção de saída (vendas)

      • Quantidade de dias em estoque

      • e muito mais


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    • Contratos de Compra e Venda: Como você emite os contratos de compra e venda hoje? O processo é rápido ou leva muito tempo? Tem alguma solução para assinaturas a distância (não presenciais)? Aqui, destaque a facilidade do autocloud® em gerar contratos automaticamente e de forma organizada baseado em todos os dados incluídos na negociação (cliente, veículo, valores, etc) ainda com a possibilidade de assinatura eletrônica para atendimento de clientes que estão a distância.

    • Mostrando no autocloud® Apresente através da negociação que os contratos podem ser emitidos de forma prática com toda a informação centralizada com um resultado

      Modelo de contrato de compra no autocloud®
      Modelo de contrato de compra no autocloud®


  • Emissão de Notas Fiscais: Como você emite as notas fiscais atualmente? Esse processo é ágil? Você emite na loja ou via contador? Se via contador qual o custo que isso gera para loja?

    Caso o cliente tenha dificuldade ou perca tempo, explique que o autocloud® automatiza o processo de emissão de notas fiscais usando todos os dados já lançados na negociação para emissão do contrato. Se o cliente utiliza o contador para emissão reforce a possibilidade de redução de custo com esse serviço além da dinâmica e do controle da emissão fiscal ficarem totalmente com a loja.


  • Solução RENAVE: Você sabe o que é RENAVE? Já tem uma solução para ele? Como tem lidado com essa questão? Se o cliente não tiver uma solução eficiente, ofereça o nosso serviço RENAVE AGORA como parte do autocloud®. No renaveagora.com.br além de explicarmos do que se trata o RENAVE, também realizamos a solicitação de credenciamento da loja no portal CREDENCIA do SERPRO (Serviço de Processamento de Dados do Governo Federal) evitando assim que a loja fique sujeita a multas por não enquadramento no RENAVE. Com a aprovação da loja no SERPRO daremos toda instrução de como utilizar o RENAVE através da integração com o autocloud.

  • Apresentação da Solução:

    • Resumo das Dores:  "Pelo que você me contou, vejo que suas principais dificuldades estão relacionadas a (listar as dores principais do cliente)."

    • Resumo da Apresentação da solução autocloud®:  "O autocloud® foi criado para resolver exatamente esses problemas. Ele automatiza o gerenciamento de leads, calcula a margem dos veículos, centraliza todas as suas informações financeiras, facilita o cadastro e gerenciamento dos veículos, gera contratos das negociações, publica o estoque em portais automotivos e no site da loja, realiza emissão fiscal e ainda integra com o RENAVE tudo em um único sistema. Isso te dá muito mais tempo para focar nas vendas."

    • Demonstração Rápida (se possível): Mostrar a interface do sistema e como ele pode automatizar e melhorar o dia a dia da loja em cada um desses pontos. Lembre-se que esse momento é uma apresentação o cliente receberá um treinamento remoto completo pela nossa equipe.


  • Fechamento:

    • Convite à Ação:  Com base no que conversamos, você acredita que o autocloud® pode trazer benefícios significativos para sua loja? Se a resposta for afirmativa, avançar para uma demonstração mais detalhada ou fechamento da adesão.

    • Oferta da Sessão Gratuita:  "Gostaria de convidá-lo para uma sessão de teste gratuita onde você poderá experimentar o autocloud® diretamente na sua loja por 7 dias com nosso acompanhamento. Será uma oportunidade para ver de perto como ele pode ajudar a acelerar seus processos e aumentar suas vendas."

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